Por que as cores do Botafogo são branco e preto?

Descubra agora mesmo a história e os motivos por trás da escolha das cores do Botafogo

As cores do Botafogo possuem uma tradição histórica que teve inspiração em um dos maiores times do futebol europeu! 

O Botafogo é um dos times mais tradicionais do futebol brasileiro, que possui mais de 100 anos de história e viveu grandes momentos no esporte. 

Todo fã de futebol que tem curiosidade sobre a história do esporte tem que saber a origem dos clubes e suas especialidades, e o Fogão tem uma belíssima trajetória na escolha de suas cores. 

Essa história conta com um personagem que fez com que o clube se identificasse com o clube europeu favorito do mesmo. 

Sem mais enrolação, conheça agora a história das cores do Botafogo.

A inspiração das cores do Botafogo 

O personagem principal desta história se chama Itamar Tavares, engenheiro e um dos primeiros jogadores do Fogão. O nascimento do Fogão deu o primeiro passo em um bilhete entre dois amigos que foram feitos em sala de aula.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

No bilhete, um dos garotos fez a seguinte proposta: 

“Itamar tem um clube de futebol que joga na Martins Ferreira. Vamos fundar outro, aqui, no Largo dos Leões?”

Na época, Itamar Tavares já possuía um clube no Rio de Janeiro que era conhecido como “Ideal”, mas acabou saindo do time justamente para se juntar ao projeto do Botafogo.

Logo na segunda reunião do clube, onde estavam sendo definidos o escudo, uniformes e cores do Botafogo, Itamar propôs que as cores fossem iguais às da Juventus de Turim, clube em que o engenheiro se apaixonou durante a sua moradia na cidade italiana. 

 Os outros membros da reunião concordaram com a ideia, tornando assim o Botafogo o Alvinegro Carioca. O uniforme da equipe era top de linha, Itamar conhecia alguns fornecedores europeus e decidiu fazer negócio.

Entretanto, o primeiro uniforme, que permaneceu até 1906, foi composto por camisas e calções brancos, até que as camisetas com botões e calções pretos chegaram da Inglaterra, os uniformes foram produzidos pela Benetfink & Co.

Além disso, o traje possuía um boné de complemento, que era listrado e contava com uma faixa preta em sua base. Em 1909, as camisetas de botão foram trocadas pelas de malha, que possuem um tecido mais confortável. 

No ano seguinte, surgiu a primeira camiseta com o escudo bordado. Nesta temporada, o clube conquistou seu primeiro Campeonato Carioca, a conquista rendeu ao clube o apelido de “O Glorioso”.