Todos os títulos que Jairzinho ganhou no Botafogo

Confira todos os títulos que Jair Ventura Filho, mais conhecido como Jairzinho, conquistou vestindo a camisa do Botafogo de Futebol e Regatas. O grande ídolo da história alvinegra acumula glórias incontáveis no time carioca. Além de também ter empilhado títulos sendo decisivo defendendo a Seleção Brasileira, fazendo dele uma lenda viva do futebol nacional.

Com uma história digna de filme, o ex-jogador contou com a habilidade e a persistência para conseguir se tornar ídolo em General Severiano. Além disso, conseguiu entrar para a história com feitos vistos como inacreditáveis, já que nem mesmo outros grandes nomes mundiais, como Pelé e Garrincha, conseguiram reproduzir essas situações.

De gandula à craque mundial

O começo da trajetória de Jairzinho no Botafogo, no entanto, foi fora das quatro linhas. Um fato curioso foi que seu primeiro contato com o time de General Severiano foi quando ele se tornou gandula no local. Essa trajetória começou em 1958 e, em 1961, apenas três anos depois, ele já levantava sua primeira taça atuando no juvenil do Glorioso.

Com uma ascensão meteórica, ou melhor, como um verdadeiro Furacão, o atacante conseguiu vencer três taças em três anos no juvenil alvingro, se tornando titular em 1963. Mais três anos depois, ele já estava disputando a sua primeira Copa do Mundo. Naquela década, teve o grande privilégio de atuar ao lado de outras lendas como Nílton Santos, Quarentinha, Amarildo, Didi, Gérson e Garrincha.

Jairzinho chegou ao Botafogo naquela que foi a década de ouro do time, sendo também um dos responsáveis por todo esse destaque. Passando mais de 10 anos vestindo a camisa gloriosa, inclusive, não faltaram títulos para se lembrar com carinho. Com todo esse histórico, é fácil colocar o ex-atacante como um dos maiores nomes da história do time de General Severiano.

Títulos de Jairzinho com o Botafogo

No decorrer dos anos em que esteve vestindo alvinegro, Jairzinho foi vitorioso ao redor de todo o mundo. Com grande destaque para o bicampeonato carioca, em 1967 e 1968, além do Campeonato Brasileiro de 1968, o atacante também participou de campanhas de destaque ao redor do mundo. Outra competição que tinha grande destaque na época era o Torneio Rio-São Paulo, conquistada duas vezes pelo Mais Tradicional na época do atacante.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Na época, era comum que os times participassem de pequenos torneios de nível mundial e continental, com o Botafogo conquistando vários deles. O time carioca chegou a derrotar alguns nomes mundiais como Santos, Barcelona, Racing, River Plate e outros grandes destaques nas disputas dessas competições. Confira todas as taças conquistadas por Jairzinho no Botafogo:

  • Campeonato Carioca: 1967 e 1968
  • Campeonato Brasileiro: 1968
  • Torneio Rio-São Paulo: 1964 e 1966
  • Taça Guanabara: 1967 e 1968
  • Torneio Jubileu de Ouro: 1964
  • Torneio Quadrangular de Buenos Aires: 1964
  • Torneio Quadrangular do Suriname: 1964
  • Taça Círculo de Periódicos Esportivos: 1966
  • Copa Carranza de Buenos Aires: 1966
  • Torneio Hexagonal do México: 1968

Além disso, vale ressaltar que o atacante também conquistou taças importantes por outras equipes que defendeu, como Cruzeiro, com a Copa Libertadores da América de 1976. Além do bicampeonato boliviano pelo Jorge Wilstermann, em 1980 e 1981.

Por último mas não menos importante, Jairzinho também empilhou taças defendendo a Canarinho em seus anos dourados. Depois de conquistar os Jogos Pan-Americanos de 1963, o Furacão de 70 conseguiu ajudar o Brasil a levar para casa a Copa do Mundo do ano em questão. Naquela ocasião, marcou gols em todos os jogos do torneio mais importante do futebol.

Prêmios individuais de Jairzinho

Além de todo o destaque coletivo que o Furacão conseguia, seus feitos individuais também foram reconhecidos em diversos momentos, seja no âmbito de clubes ou Seleção. Ao todo foram quatro prêmios recebidos enquanto era atleta do Botafogo:

  • Melhor Jogador do Campeonato Carioca: 1967 e 1968
  • Melhor Jogador do Torneio Rio–São Paulo: 1964 e 1966

Além disso, também conseguiu feitos por Cruzeiro e Seleção Brasileira:

  • Melhor Jogador da Copa Libertadores da América : 1976
  • Chuteira de prata da Copa do Mundo: 1970
  • Time das Estrelas da Copa do Mundo: 1970