2023 x 2024: Qual Botafogo é melhor?

O Botafogo voltou a assumir a liderança do Campeonato Brasileiro ao vencer o Grêmio por 2 a 1 neste domingo (16), em Cariacica. Com a vitória, o time alvinegro alcançou 19 pontos, colocando-se no topo da tabela. 

Carlos Eduardo Mansur, comentarista do SporTV, analisou a situação e destacou o crescimento da equipe em relação ao ano passado. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Botafogo lidera Campeonato Brasileiro após vitória contra o Grêmio; Mansur vê equipe mais preparada e torcedor otimista

É inevitável ver o Botafogo na liderança e não lembrar de 2023. No final do primeiro turno do ano passado, o Botafogo tinha uma pontuação recorde, altíssima. Era o justo líder do campeonato, mas a pontuação não refletia exatamente a campanha. Hoje, a pontuação reflete o que está sendo produzido em campo. Não estou dizendo que já joga melhor que no ano passado ou que vai ser campeão brasileiro, teve problemas no jogo de hoje, mas o contexto atual mostra uma equipe com mais recursos de jogo. Quando precisa defender mais atrás e acelerar, sabe como fazer, mas também consegue pressionar com mais precisão e já solucionou jogos criando espaços com a bola. Tem mais recursos e isso dá razões para deixar o torcedor otimista. Me parece um campeonato com mais candidatos e mais competitivo, mas o Botafogo é um deles” afirmou Mansur no programa “Troca de Passes”.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Mansur também destacou como o Botafogo soube se adaptar ao contexto do jogo contra o Grêmio.

O Grêmio baixou o ritmo e não deixou o jogo ser frenético, de arrancadas. Eles seguravam a bola, mesmo sem criar tantas chances, e baixavam a temperatura do jogo. Enquanto isso, o Botafogo tentava se organizar ofensivamente com Gregore perto dos zagueiros e Tchê Tchê no meio. No entanto, isso fazia com que Luiz Henrique recebesse a bola de costas no meio, resultando em perdas de bola frequentes. Exceto no lance do primeiro gol, quando ele tocou de primeira, a maioria dos giros resultou em perdas de posse. No segundo tempo, a substituição de Artur Jorge com Yarlen empurrou a linha do Grêmio, criando espaço entre os zagueiros e volantes. Nesse espaço, Luiz Henrique recebeu uma bola nas costas dos volantes, de frente, e encontrou Júnior Santos para o gol”, explicou Mansur.

Com essa análise, Mansur reforça a ideia de que o Botafogo está mais preparado e com mais recursos para enfrentar um campeonato mais competitivo, deixando seus torcedores esperançosos por um bom desempenho na temporada.