Você Sabia? Fair-Play foi criado em uma partida do Botafogo

Atualmente o Fair-Play é muito comum no futebol mundial, existe na FIFA inclusive, um prêmio que é distribuído anualmente para premiar a melhor demonstração de jogo respeitoso do ano, quando algum jogador não tenta tirar vantagem do outro.

Porém, você sabia que o Fair-Play foi criado em uma partida do Botafogo? O clube é um dos mais tradicionais do Brasil e do mundo, ainda, uma das principais “regras” do jogo foi criada por conta do Botafogo, um verdadeiro marco na história do esporte.

“No dia 27 de Março de 1960, Botafogo e Fluminense se enfrentaram pelo Torneio Rio-São Paulo. Durante o jogo, em uma disputa de bola entre Quarentinha e Pinheiro, do Fluminense, o jogador do tricolor sentiu dores na perna e caiu no chão, enquanto isso a bola sobrava para Garrincha que tinha chance clara de fazer o gol, porém achou que não seria justo e jogou a bola para lateral, para que Pinheiro fosse atendido” – escreveu o espaço Glorioso no X.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

Botafogo marcado na história

“Na cobrança de lateral, Altair, jogador do Fluminense, achou que o certo a fazer era retribuir a bola ao Botafogo, sabendo que Garrincha jogou a bola para lateral de propósito. E assim começou o fair play (jogo limpo) no futebol. A partida acabou em 2×2, mas entrou para a história.” – completou.

O lance foi relembrado pelo perfil pois no final de semana passado, na partida entre Fluminense e Botafogo o Fair-Play não foi utilizado por ambos os lados, situação em que em 2024, já não é mais aceitável.