Flamengo recebeu péssima notícia e rivais não param de dar gargalhar no Rio de Janeiro

Um impasse se instaura entre a Globo e alguns clubes do Campeonato Brasileiro para a temporada de 2025, conforme revelado por documentos obtidos pelo F5. 

A emissora reduzirá significativamente o valor do pay-per-view (PPV) para os clubes da série A se não conseguir firmar contrato com todos os times participantes, independentemente de pertencerem à Libra ou à Liga Forte União. Para saber mais detalhes acompanhe as informações a seguir no Portal do Botafoguense.

Globo ameaça reduzir repasse do PPV se não fechar acordo com todos os times do Brasileirão em 2025

Segundo o documento, a Globo promete pagar 40% da receita líquida do Premiere, o serviço de transmissão via PPV, do que for arrecadado durante o Brasileirão. Contudo, essa quantia só será repassada se a emissora conseguir um acordo com os outros 11 times da Liga Forte União, além dos nove times já pertencentes à Libra.

Caso a Globo não consiga fechar acordos com todos os clubes, o valor repassado para a Libra será reduzido quase pela metade, impactando significativamente os ganhos dos times. Essa decisão da Globo visa otimizar seus investimentos, já que, atualmente, a emissora tem a maioria dos jogos garantidos para o próximo ano, tanto na TV aberta quanto na TV por assinatura.

Participe agora do nosso grupo exclusivo do Whatsapp, Telegram ou acesse nossas comunidades.

O Flamengo, um dos clubes mais afetados por essa mudança, estima uma redução de aproximadamente R$ 400 milhões em seu contrato com a Globo pela Libra, o que representa uma diminuição de cerca de R$ 80 milhões anuais durante os próximos cinco anos (de 2025 a 2029), em comparação com o contrato atual.

Rodolfo Landim, presidente do Flamengo, atribuiu parte dessa queda de receita à Lei do Mandante, pela qual o próprio clube havia feito lobby anteriormente para ser sancionada.

A situação ressalta a importância da Liga Forte União, composta por clubes como Fluminense, Fortaleza, Athletico-PR, Botafogo e Vasco, que se mostraram relutantes em ceder a exclusividade de seus jogos para a Globo, reconfigurando assim o panorama das transmissões do Campeonato Brasileiro para os próximos anos.