Este vai ser o principal desafio do Renato Paiva no Botafogo
O começo de 2025 tem sido um pesadelo para os torcedores do Botafogo. O clube passou 55 dias sem treinador após a saída do Arthur Jorge, para o Al-Rayyan, do Catar.
Sob o comando do interino, Cláudio Caçapa, o Glorioso perdeu a Recopa Sul-Americana para o Racing, por um placar de agregado de 0x4, e viu os argentinos comemorarem o título no Nilton Santos.
Além disso, o Alvinegro fez fez sua pior campanha em uma edição do Campeonato Carioca em toda a história. Com apenas 13 pontos em 11 jogos, o Botafogo terminou a Taça Guanabara em nono lugar, e ficou de fora até da Taça-Rio. Desta forma, o time está sem vaga garantida na Copa do Brasil de 2026.
Renato Paiva terá um enorme desafio pela frente no Botafogo. O treinador português vai ter que colocar o time de volta nos trilhos, e retomar o bom futebol jogado na última temporada.
Conheça a carreira do Renato Paiva
O Botafogo finalmente tem um novo treinador para 2025. Nesta quinta-feira (27), o clube chegou a um acordo com Renato Paiva. O novo comandante esteve ao lado do John Textor no Nilton Santos, para acompanhar a decisão da Recopa Sul-Americana, entre Botafogo x Racing. O Botafogo acabou derrotado por 0x2 (0x4 no agregado) e viu o time argentino ficar com o troféu.
Renato Paiva já é conhecido pelos fãs do futebol no Brasil. Paiva comandou o Bahia no ano de 2023. Sob o comando do tricolor, foram 49 jogos: 19 vitórias, 15 empates e 15 derrotas. Ele conquistou o título do Campeonato Baiano naquela temporada.
Renato Paiva começou sua trajetória na base do Benfica, como auxiliar. No clube português, passou pelas categorias sub-14, sub-16, sub-17 e sub-19, além do Benfica B.
O primeiro trabalho como treinador foi apenas em 2021, no Independiente del Valle, do Equador. Paiva foi campeão do campeonato equatoriano. Ele também passou pelo León, do México, no meio de 2022, mas pediu demissão depois de apenas 18 jogos.
O último trabalho do técnico de 54 anos, foi no México, sob o comando do Toluca. Ele deixou o clube no final de 2024.