Botafogo atingiu o fundo do poço e foi confirmado: Textor chegou ao fim no clube

O Vasco aproveitou o apoio da torcida e venceu o clássico contra o Botafogo em São Januário, neste domingo (23), por 1 a 0. Vegetti fez o único gol do clássico, em pênalti marcado contra o Botafogo ainda no primeiro tempo.

Derrotado pelo rival, o Botafogo ficou de fora até da Taça Rio. O feito negativo fica ainda pior com a estatística levantada pelo jornal “Extra”.

De acordo com os dados analisados pelo jornal, Textor chegou ao fim com um período histórico no Botafogo, para começar um ainda pior. Isto porque o clube fez sua pior campanha em uma edição da competição na história.

Com apenas 13 pontos em 11 jogos, o Botafogo terminou a Taça Guanabara em nono lugar. O mesmo aconteceu em 2014, mas naquela edição, o campeonato tinha 16 times. Atualmente o Campeonato Carioca é disputado por 12 equipes.

Botafogo fora da Copa do Brasil 2026

O Botafogo ficou de fora até da Taça Rio. Desta forma, o Glorioso está sem vaga garantida na Copa do Brasil de 2026. A única chance restante do time conquistar uma vaga, só vai ser definida no segundo semestre de 2025.

Desde a última mudança no regulamento da CBF, as classificações para a Copa do Brasil da temporada seguinte, são preenchidas pelo desempenho nos campeonatos estaduais, ou seja, não existe mais classificação por meio do Ranking da CBF. No caso do Campeonato Carioca, são seis vagas: 4 para os times que alcançam as semifinais do torneio, uma para o campeão da Taça Rio e uma através da Copa Rio, torneio feito apenas para os times de menor investimento do estado.

Ainda existem chances de o Botafogo garantir uma vaga na Copa do Brasil de 2026. O Glorioso pode conquistar a vaga, caso se classifique para a Libertadores-2026, ou através da vaga direta que garante classificação para a terceira fase da Copa do Brasil, essa vaga é destinada ao primeiro time do Brasileirão fora dos classificados para a Libertadores, ou seja, geralmente o 8º ou 9º colocado na Série A.

O Botafogo também garante participação no torneio do ano que vem, caso vença a atual edição da Copa do Brasil, em 2025.